top of page

E quando elas começam a andar? Aí é só alegria! É uma deliciosa aventura.

A coleção explorando os espaços está focada na importância de propiciar às crianças uma rotina de atividades lúdicas que envolvem o contato com a natureza, com brincadeiras relacionadas à cultura corporal (corpo e movimento), enfim, com situações de ensino aprendizagem que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento de forma significativa.

Foto - Arquivos do Educar com Diálogo

Educar com Diálogo | CRIANÇA EM AÇÃO

Coleção: Explorando os Espaços


Por Ana Maria Louzada


Explorar os espaços proporciona às crianças a aprendizagem de diversos conceitos por meio das brincadeiras que envolvem diversas sensações e sentimentos.


Sensações ao manusearem objetos com texturas diferentes (areia, água, folhas, barro, gravetos, gramas, pedrinhas, o pelo do gato, etc.), ao sentirem diferentes aromas (o cheiro das flores, da terra, das frutas, etc.), ao interagirem com animais de diferentes tamanhos (gatos, cachorros, coelhos) ao brincarem com brinquedos de diversas espessuras e diferentes cores, bem como, ao sentirem a brisa do vento, o calor do sol, o barulho da chuva, etc.


É explorando os espaços que as crianças têm oportunidades de entrarem em contato com a natureza, com brincadeiras de aventura, com objetos do dia-a-dia que promovem o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades e capacidades físicas, e, que favorecem a superação dos seus limites.


As crianças precisam se desenvolver de forma saudável. Educar as crianças exige dedicação cotidiana. Requer atividades lúdicas de qualidade e ambientes estimulantes.

Um ambiente estimulante proporciona segurança e desafios. A criança precisa se sentir acolhida e se identificar com as atividades propostas. Então, é só identificar as suas reais necessidades e propiciar atividades lúdicas de qualidade que as desafiam nos campos: cognitivo, social e motor.


E quando elas começam a andar? Aí é só alegria! É uma deliciosa aventura.


Programa Educar com Diálogo

Sobre a Autora


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page