top of page

Contato com a natureza

Atualizado: 30 de ago. de 2019

Explorar os espaços, significa dentre outras experiências, ter significativos contatos com a natureza.


Educar com Diálogo | CRIANÇA EM AÇÃO

Coleção: Explorando os Espaços


Por Ana Maria Louzada


As crianças precisam vivenciar experiências que envolvam exploração dos espaços em que vivem, como por exemplo, subir em árvores, colher frutas, regar flores, etc.


É muito importante inserir as referidas atividades na rotina das crianças.

Vários estudos têm ressaltado que a falta de oportunidades de brincar com certa regularidade ao ar livre vem gerando alguns problemas no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Problemas que vão desde o sedentarismo, ansiedade, dificuldades de concentração, etc.


Crianças que brincam, explorando os espaços, buscam resolver situações desafiadoras, aguçam o senso crítico e se constituem mais questionadoras.

Por isso, é importante que desde pequeninas possam explorar o ambiente em que vivem, como por exemplo, interagir com as plantas: regar as flores, cuidar da horta, observar as folhas secas caindo, colher frutas, etc.


Para que essas experiências possam ser vivenciadas, podemos junto com as crianças organizar uma floreira com beijos, cravina, onze horas, dentre outras flores fáceis de cuidar.


Podemos também, cultivar uma hortinha em vasos. Plantar cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, etc. Assim, as crianças poderão experimentar seus diferentes cheiros, texturas e sabores.


Além, desses exemplos, vale também propiciar passeios ao ar livre no quintal, no playground, na pracinha, na fazenda, enfim, é muito importante criar possibilidades de interação com a natureza.


Vale destacar também, que as crianças precisam aprender a liderar suas explorações e interações com os espaços naturais. Assim, elas vão aprendendo conceitos importantes, inclusive sobre o respeito que devemos ter com o planeta terra.


É desde pequena que a criança desenvolve o conceito de si mesma e do mundo, de modo que ao explorar os espaços por meio de uma educação dialógica, que instiga a formação da consciência crítica, ela se forma na dimensão de uma consciência planetária.


Veja que explorar os espaços é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Estejamos atentos com a qualidade da educação que estamos proporcionando aos nossos filhos e às nossas filhas.


Grande abraço!


Programa Educar com Diálogo

Sobre a Autora



4 visualizações0 comentário
bottom of page