top of page

BOAS GARGALHADAS AJUDAM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS BEM-HUMORADAS

Por Ana Maria Louzada


Se você fica mal humorado(a) ou bravo(a) por qualquer coisa, faça o exercício de dar boas gargalhadas.


Sim! O bom humor pode ser cultivado... construído!


CLIQUE NA FIGUA E ASSISTA AO VÍDEO

SEGUNDA TEMPORADA DA JORNADA FAMÍLIA AMIGA

CULTIVANDO O BOM HUMOR INFANTIL

EPISÓDIO 3 – 2T (E3)


Dando continuidade à nossa jornada família amiga sobre a importância de cultivar o bom humor infantil, hoje conversaremos sobre a importância das gargalhadas.



É isso mesmo! Boas gargalhadas ajudam na formação de crianças bem-humoradas


Nessa jornada família amiga intitulada cultivando o bom humor infantil, temos como propósito te ajudar a repensar as orientações cotidianas, com foco nos aspectos mais relevantes que precisam ser considerados na educação dos nossos filhos e das nossas filhas.


Acreditamos que o bom humor tem implicações significativas na formação das crianças, e, por isso, vamos te entregar várias dicas que são fundamentais.

O sorriso é silencioso...

Cativante!

Conquista a atenção...

Emocionante!

Toca o coração...

Aproxima,

Apaixona,

Tem um tom amoroso!


A gargalhada é barulhenta...

Contagiante!

Chama atenção...

Exuberante!

Promove interação...

Atrai,

Descontrai,

Tem um tom que movimenta.


Dar boas gargalhadas sobre diferentes situações engraçadas e desafiadoras pode ajudar as crianças no exercício do bom humor.


Desde pequeninas, as crianças nos surpreendem com intensas risadas, que geralmente nos contagiam.


Isso mesmo! A gargalhada contagia, alegra e atrai as pessoas com as quais estamos nos relacionando.


É com base nessa premissa, que hoje destaco a importância da gargalhada na formação de crianças bem-humoradas.


Você já percebeu, que ao nos envolvermos com as crianças, quando participamos das suas brincadeiras e dialogamos com as suas ideias nos surpreendemos com boas gargalhadas?

Saiba que esses momentos são importantíssimos para a sua formação, pois quando elas se percebem correspondidas, numa relação de alegria, se desenvolvem emocionalmente e socialmente com mais qualidade.


Daí a importância de educá-las com bom humor. E a gargalhada é uma indicação prazerosa, para as crianças e para quem as educa.


Isso porque, a gargalhada desencadeia uma série de reações fisiológicas, cognitivas e emocionais que facilitam o aprendizado, a sociabilidade e permitem que as crianças sejam mais interativas.


E sabe o que mais?


O ato de gargalhar relaxa o corpo inteiro.


Estimula a contração de 28 músculos faciais, ativa no cérebro a produção de endorfina e serotonina (substâncias antidepressivas que dão a sensação de relaxamento e bem-estar). São os hormônios da felicidade (Lambert)

Momentos de gargalhadas reduzem a liberação dos hormônios que reduzem o estresse e, com isso, estimulam o sistema imunológico, pois aumenta o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções, melhorando a resistência às doenças. Ajuda a proteger o coração, porque melhora a função dos vasos sanguíneos.


Tudo isso, é muito importante, tendo em vista que além de liberar as tensões, aproxima as pessoas (pais, irmãos e demais familiares e amigos) de modo possam vivenciar bons sentimentos e se perceberem com mais segurança, porque estão envolvidas numa educação acolhedora.


Gostaria de destacar também, que é muito importante se divertir com as crianças, brincar com entusiasmo e alegria desde os seus primeiros meses de vida.


Não existe hora para uma boa gargalhada. Em todos os momentos possíveis e necessários devemos nos envolver em situações de muitas risadas.


No entanto, o bom senso é muito importante. Não é prudente artificializar as relações com as crianças.


As gargalhadas precisam ser sinceras, coesas e alegres.


Você já deu boas gargalhadas hoje?


Se sim, que alegria... Parabéns!

Se não... Relaxe.

Sorria... Aproveite a oportunidade!

bottom of page