Quem não gosta de receber um sorriso?
Eu adoro! E as crianças também...
SEGUNDA TEMPORADA DA JORNADA FAMÍLIA AMIGA
CULTIVANDO O BOM HUMOR INFANTIL
EPISÓDIO 2 – 2T (E2)
Por Ana Maria Louzada
Hoje dando continuidade à nossa JORNADA FAMÍLIA AMIGA sobre a importância de cultivar o bom humor infantil, vamos discorrer sobre a necessidade de COMPARTILHAR SORRISOS COM AS CRIANÇAS.
Sim!
COMPARTILHAR SORRISOS É FUNDAMENTAL PARA ESTIMULAR A FELICIDADE INFANTIL.
Nessa Jornada Família Amiga intitulada CULTIVANDO O BOM HUMOR INFANTIL, temos como propósito te ajudar a repensar as orientações cotidianas, com foco nos aspectos mais relevantes que precisam ser considerados na educação dos nossos filhos e das nossas filhas.
Acreditamos que o bom humor tem implicações significativas na formação das crianças, e, por isso, vamos te entregar várias dicas que são fundamentais.
Se você ainda não se inscreveu no canal, aproveite e se inscreva, compartilhe em suas redes sociais, curta os nossos vídeos, assim, podemos ajudar outras famílias. Acione o sininho pra você receber notificações quando postarmos novos conteúdos.
É muito importante SORRIR PARA AS CRIANÇAS desde seus primeiros dias de nascimento, nos momentos das trocas de fralda, na hora do banho, bem como na hora da amamentação.
Nesses momentos as crianças, ainda bebês, olham em nossos olhos... Daí a importância de elas vivenciarem experiências com alguém que aproveita cada instante com um OLHAR SERENO E UM SORRISO ACOLHEDOR!
Isso significa que precisamos ter cuidados com ATITUDES EMBURRADAS e mal humoradas quando estamos na função de educar as crianças. Não emburrar com coisas que a criança faz ou fala é muito importante.
AS NOSSAS ATITUDES TÊM IMPLICAÇÕES EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO.
Lembre-se que mais vale um bom exemplo do que mil palavras, tendo em vista que A CRIANÇA TEM COMO PARÂMETRO A ATITUDE DE QUEM A EDUCA.
Isso não significa que devemos chamar a atenção das crianças sorrindo ou dando gargalhadas sobre coisas muito sérias. Mas pressupõe alguns cuidados no TOM DE VOZ E NOS GESTOS A SEREM VIVENCIADOS NO ATO DA ORIENTAÇÃO (CONVERSA SÉRIA), EVITANDO RESQUÍCIOS DE MAU HUMOR, TIRANIA OU RESSENTIMENTOS.
Pessoas que procuram cultivar o bom humor procuram explicitar de forma clara os momentos de alegria e de tristeza, quando estão educando as crianças.
Essa é a chave do processo educativo!
O EQUILÍBRIO ENTRE UM SORRISO ACOLHEDOR E AS ORIENTAÇÕES SÉRIAS AJUDA NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS BEM HUMORADOS E CONSEQUENTEMENTE MAIS SAUDÁVEIS EM SUAS VIVENCIAS EMOCIONAIS E SOCIAIS.
Por isso, precisamos exercitar a atitude de COMPARTILHAR SORRISOS COM AS CRIANÇAS. Esse modo de educar resulta numa equilibrada conexão entre adultos e crianças, bem como, entre crianças e crianças.
Compartilhar sorrisos com as crianças estimula a sua interação social, pois elas aprendem a compartilhar sorrisos com outras crianças.
Além da qualidade das interações sociais, o sorriso também provoca mudanças físicas saudáveis. Fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, e ainda, protege contra os efeitos nocivos do estresse.
SORRIA SEMPRE... ESTIMULE A FELICIDADE INFANTIL
Коментарі